Che Guevara, 95 anos, presente!

0
57

Che Guevara, 95 anos, presente!

Ernesto Guevara de la Serna, o Che Guevara, nasceu em Rosário, 14 de junho de 1928 e, se vivo estivesse, estaria completando 95 anos hoje, 14/06.

Filho de Celia de la Serna e Llosa é Ernesto Guevara Lynchr, formou-se em Medicina e dedicou sua vida aos ideais de justiça social, na luta contra as desigualdades, em defesa dos pobres, famintos, doentes, os abandonados à própria sorte, os trabalhadores explorados pela ganância do capitalismo selvagem.

Quando ainda era um jovem estudante de medicina, viajou por toda a América do Sul e radicalizou suas posições após testemunhar a pobreza, a fome e as doenças que assolavam o continente.

Seu crescente desejo de ajudar a derrubar o que ele viu como resultado da exploração capitalista da América Latina levou ao seu envolvimento nas lutas pelas reformas sociais sociais da Guatemala governada pelo presidente Jacobo Árbenz, onde ele presenciou o Golpe de Estado contra Árbenz apoiado entre outros pela CIA e a United Fruit Company e que solidificou a ideologia política de Guevara. Mais tarde na Cidade do México, conheceu Raúl e Fidel Castro, juntou-se ao Movimento 26 de Julho e partiu para Cuba a bordo do iate Granma com a intenção de derrubar o ditador cubano Fulgencio Batista, apoiado pelos Estados Unidos.

Destacou-se, junto com Fidel Castro na luta vitoriosa da Revolução Cubana.

Trocou os cargos burocráticos do governo de Cuba pelos seus ideais revolucionários e foi para junto do povo sofrido, construir uma nova revolução.

Infelizmente, foi preso desarmado no dia 8 de outubro de 1967 em La Higuera, Santa Cruz, Bolívia. E, no dia 9, antes de ser interrogado, chegou a ordem do império estadunidense para que ele fosse abatido.

E assim foi assassinado, com vários tiros.  Contou uma das testemunhas de seu assassinato que o Che disse ao soldado que apontava, trêmulo, um fuzil para ele: “Vamos, seja homem! Faça o que tem de fazer!”. E assim ele tombou com vários tiros.

Tentaram apagar sua luta à bala. E nasceu um herói, que hoje está presente na memória coletiva mundial.

Sua foto icônica, é a mais reproduzida no mundo, em todos os tempos.

Che Vive!

Viva o Che!