Declaração da UITBB sobre o Dia do Trabalhador 2025: As Lutas dos Trabalhadores iluminam o Caminho

0
13

Declaração da UITBB sobre o Dia do Trabalhador 2025 – As Lutas dos Trabalhadores iluminam o Caminho

A UITBB, em unidade com o movimento sindical de classe, a Federação Mundial dos Sindicatos (WFTU), honra orgulhosamente o 139.o aniversário da histórica revolta dos trabalhadores em Chicago, em 1886. Este Dia de Maio também marca 80 anos desde a fundação da FSM – oito décadas de luta implacável pelos direitos dos trabalhadores, pela paz e pela justiça social.

À medida que a agressão imperialista se intensifica em todo o mundo – de Gaza ao Líbano e além – e os orçamentos militares sobem à custa da educação, da saúde e do bem-estar social, está mais claro do que nunca: o capitalismo prioriza os lucros e a guerra sobre a vida das pessoas.

Trabalhadores em todo o lado estão sob ataque. Os salários são atingidos pela inflação e pelos preços alta Serviços públicos são atacados. O trabalho precário expande-se, enquanto os direitos laborais, os acordos coletivos e as liberdades democráticas são destruídos. Saúde e Segurança no trabalho são ignoradas, e a exploração cresce mais profunda.

A UITBB, como um sindicato de classe na indústria da construção, promete lutar de todas as formas possíveis contra este sistema desumano. Lutamos pela paz, pelo trabalho digno, pela saúde pública e educação, por moradia, dignidade e um futuro onde a riqueza produzida pelos trabalhadores sirva o povo – não um punhado de elites.

Seguimos firmes na solidariedade internacional. Juntamos nossas vozes com os slogans da FSM:

Seus Lucros ou Nossas Vidas – A Esperança está na Luta das Pessoas

Não às economias de guerra – Sim à luta de classes

Neste Dia de Maio, apelamos aos sindicatos militantes em todo o mundo para que levantem as bandeiras da resistência, para inspirar uma nova onda de luta e unidade liderada pelos trabalhadores.

Viva o Dia Internacional dos Trabalhadores!

Secretariado da UITBB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui