Dirigentes de Sindicatos de trabalhadores do ramo da construção da América Latina e Caribe se reuniram, de 27/04 até 03/05, em Havana, Cuba, e participaram de diversas atividades promovidas pela FLEMACON e SNTC, em missão de solidariedade internacional à Cuba.
Estiveram presentes as delegações de dirigentes sindicais do setor da construção do Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Peru e Uruguai, que participam ativamente das ações organizadas pelo SNTC e a FLEMACON, fortalecendo os laços entre os povos e mobilizando os trabalhadores e trabalhadoras da construção da América Latina e Caribe para a celebração do Dia Internacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras.
Tiveram a oportunidade de assistir e participar do desfile do 1º de Maio, na Plaza de la Revolución, que é considerado a maior manifestação popular realizada no Dia dos Trabalhadores e Trabalhadoras, em todo o mundo.
Os sindicalistas participaram também de visitas técnicas de intercâmbio em empresas do ramo da construção e hidráulica, para trocar experiências com os trabalhadores e trabalhadoras, e lideranças sindicais locais.
No dia 02/05, no Encuentro Internacional de Solidaridad con Cuba y Contra el Resusgimento del Fascismo, no Palácio de Convenções de Havana, a presidenta da FLEMACON, Lúcia Maia, representando a bancada do Brasil, fez um forte discurso em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, da justiça social, da soberania dos povos, por um Estado Livre da Palestina e contra o bloqueio financeiro e comercial imposto pelos Estados Unidos contra Cuba, há mais de 65 anos.
Lúcia Maia foi agraciada, juntamente com outras lideranças internacionais, com uma honraria, em solenidade que contou com a presença do presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canela.
Representando a bancada do Brasil, além de Lúcia Maia, os presidentes do SINTRACOM-BA Carlos Silva, da FETRACOM-BASE Edson Cruz, a diretora de Gênero, Raça e Etnia do SINTRACOM-BA Sônia Maria, o diretor de Esportes do SINTRACOM-BA Marcos César, a diretora do Sinticesb, Karina Carvalho, o presidente do SindiMarceneiros de São Paulo, Pedro MESQUITA e o presidente do Sintracom VC Ernando Vieira.
Representando a bancada do Uruguai, o presidente do SUNCA e também presidente da UITBB Javier Díaz.
Representando a bancada do Perú, o diretor de Comunicação da FTCCP e também da FLEMACON, César Soberon.
Os dirigentes sindicais que participaram dessa importante missão internacional, reafirmaram uma forte solidariedade ao povo cubano! E condenaram o criminoso bloqueio imperialista estadunidense, que atenta contra a soberania e a dignidade de Cuba.
Solidariedade à Cuba, Sim!
Bloqueio, Não!
Confiram a programação das atividades da missão de solidariedade internacional à Cuba, os vídeos e fotos do Encuentro Internacional de Solidaridad con Cuba y Contra el Resusgimento del Fascismo, do desfile do 1º de Maio, das visitas técnicas de intercâmbio com trabalhadores e trabalhadoras, e lideranças sindicais de empresas do setor da construção de Cuba.
No dia 27/04, trabalhadores e dirigentes sindicais participaram de atividades de intercâmbio sobre o impacto do bloqueio do Governo dos Estados Unidos a esta Organização, na empresa ARCOS Varadero; de atividades de intercâmbio na Construtora Hicacos, Mestres da Construção; e visite a Casa das Crianças dos Pequenos Construtores.
Dia 28/04, atividades na empresa Projeto Hidráulico Havana; Encontro de Gênero FLEMACON; e o Reunião Bilateral das Delegações com o Secretariado Nacional SNTC, na empresa Aprovechamiento Hidráulico La Habana.
No dia 29/04, na empresa de Saneamento Básico de Havana, o senhor teve um intercâmbio com a Diretoria, trabalhadores e dirigentes sindicais; reunião da Secretaria da FLEMACON, no Osde GEDIC; A cerimônia oficial do Morro Cabañas.
Dia 30/04, hoje Ato de solidariedade no Contingente Blas Roca e Visita ao Memorial José Martí.
No dia 1º de maio, todos os participantes da celebração de solidariedade internacional participarão do Desfile de 1º de maio na Praça da Revolução.
No dia 02/05, o Palácio de Convenções realizou o Encontro Internacional de Solidariedade com Cuba e Contra o Ressurgimento do Fascismo, pois a presidente da FLEMACON, Lúcia Maia, e demais lideranças internacionais, foram homenageados com uma homenagem, em solenidade com a presença do presidente de Cuba, Miguel Diaz-Canel.
No dia 03/05, Oficina da FSM, na atividade de intercâmbio do escritório e Representantes do FSM com delegações intencionais e da Secretaria Nacional do SNTC e visita e intercâmbio com dirigentes sindicais, trabalhadores e diretoria da AUTOCHAP.