A FLEMACON está na luta junto com a UITBB e repudia com veemência o ataque israelense covarde e genocida contra o povo palestino e se solidariza com as famílias das vítimas.
A UITBB se solidariza com o povo palestino
A União Internacional dos Trabalhadores da Construção, Madeira e Materiais de Construção (UITBB) se solidariza com o povo palestino e condena veementemente os recentes crimes cometidos pelo governo israelense na cidade de Jenin.
Expressamos nossa mais profunda preocupação e exigimos o fim imediato da agressão e violência contra civis inocentes. A UITBB, sempre apoiando os direitos dos trabalhadores e a justiça social, acredita firmemente nos princípios do direito internacional, dos direitos humanos e do direito à autodeterminação.
Afirmamos os direitos do povo palestino de viver em paz, segurança e dignidade, livre de opressão e ocupação, nas fronteiras de 1967, com Jerusalém Oriental como capital.
Assistimos com grande angústia às contínuas violações desses direitos fundamentais na Palestina. Os acontecimentos recentes em Jenin mais uma vez expuseram a brutalidade e o desrespeito pela vida humana que se tornaram sinônimos da ocupação israelense.
Relatos de vítimas civis, destruição de casas e deslocamento de famílias minam qualquer perspectiva de uma paz justa e duradoura na região.
A UITBB se opõe veementemente a qualquer forma de punição coletiva, execuções extrajudiciais e uso excessivo da força. Condenamos as prisões e detenções arbitrárias de ativistas palestinos, incluindo sindicalistas, que estão exercendo seu direito legítimo de expressar sua resistência contra a injustiça.
É imperativo que a comunidade internacional condene os crimes cometidos pelo governo israelense. Convocamos todas as pessoas progressistas ao redor do mundo a se levantarem e falarem pela luta palestina e pela proteção dos direitos palestinos.
A UITBB estará sempre ao lado do povo palestino em sua luta por liberdade, justiça e igualdade. Continuaremos a mobilizar nossos membros e aliados em todo o mundo para aumentar a conscientização, fazer lobby e defender o fim dos crimes cometidos contra a Palestina.
Juntos, trabalharemos incansavelmente por um futuro onde todas as pessoas da região possam viver em paz e prosperidade! Solidariedade com a Palestina
Em nome da Secretaria da UITBB
Michalis Papanikolaou
Secretário geral