FSM: Simpósio Internacional virtual em solidariedade ao povo venezuelano foi concluído com grande sucesso

0
12
Marco Tulio Diaz, FSM Venezuela

Foi um grande sucesso o Simpósio Internacional virtual em solidariedade ao povo da Venezuela, realizado pela FSM / WFTU, realizado no dia 1º de março.

Teve a participação de quase 100 delegados de todos os cantos do mundo, 48 deles usaram a palavra, transferindo o espírito militante de solidariedade dos seus países para o povo venezuelano, afirmando que ′′a classe trabalhadora e o povo da Venezuela são os únicos que têm o direito de determinar, livre e democraticamente o presente e o futuro do seu país!”.

George Mavrikos, secretario general da FSM

O secretário-geral da FSM/WFTU George Mavrikos e o presidente, Mzwandile Michael Makwayiba, abriram a discussão sobre a apresentação do plano de ação da WFTU em solidariedade com a Venezuela.

Secretario General da UITBB, Michalis Papanikolaou

Dentre os dirigentes sindicais, participaram também o Secretário Geral da UITBB, Michalis Papanikolaou, e a presidente da FLEMACON, Lúcia Maia.

Veja abaixo o discurso de Lúcia Maia:

Lúcia Maia, presidente da FLEMACON

“Quero iniciar lendo uma frase de Simon Bolivar:  “Todos os povos do mundo que lutaram pela liberdade determinaram ao final a seus tiranos”.
Com este fragmento quero dizer que é com vibrante ânimo socialista e internacionalista que a Flemacon participa deste ato de solidariedade a Venezuela. Participa por entender que ele amplia a visibilidade das lutas travadas pelo povo venezuelano na afirmação de sua soberania e de sua autodeterminação.

Mesmo com a selvagem e cruel perseguição dos EUA e da UE Venezuela não se dobra, persiste firme na busca de seu próprio caminho e nela avança na construção da Revolução Bolivariana.
Entendemos que só os povos de uma nação pode decidir seu próprio destino. As forças que conspiram contra Venezuela querem na verdade encerrar um ciclo progressista e reintroduzi-lo de forma subalterna ao imperialismo ianque.

Camaradas, este evento configura mais sincero e caloroso esforço para prestar solidariedade a Revolução Bolivariana é ao encerrar minha fala, deixo minha calorosa saudação a todos e todas.

É uma alegria estar presente neste ato, mesmo virtual. É uma alegria prestar solidariedade ao um povo que não se dobra à lei do mais forte,que não transige, segue firme rumo a um futuro glorioso, futuro de paz e bem-estar para todos os seres humanos.

Viva a Venezuela!

Viva a amizade entre os povos!

Venceremos!”