Declaração da UITBB sobre o Dia Mundial do Refugiado – 20 de junho

0
75

Os dados mais recentes da ONU indicam que hoje existem cerca de 80 milhões de pessoas deslocadas à força em todo o mundo. Para compreender totalmente o significado do Dia Mundial do Refugiado, é necessário compreender o significado por trás desta figura:

Em primeiro lugar, esta situação é causada por guerras e intervenções imperialistas, a ganância capitalista de controlar e explorar os recursos naturais e o moderno comércio de escravos. Tudo isso impôs direta ou indiretamente o deslocamento de milhões de pessoas em todo o mundo.

Igualmente, é importante lembrar que os círculos de interesses que induzem ao deslocamento de pessoas são os mesmos que as exploram quando chegam aos países de acolhimento, e tudo isso em nome de maiores lucros. E é ultrajante que alguns sejam enganados por eles e pensem que há outras razões. Não nos enganamos: a ganância imperialista transforma as pessoas em massas de refugiados e a barbárie capitalista explora essas mesmas pessoas como mão de obra barata, transformando-as em máquinas anônimas, dispensáveis ​​e geradoras de dinheiro, quando chegam aos países anfitriões. E o que é pior, esses círculos também os acusam de

Diante do exposto, a UITBB comemora o Dia Mundial do Refugiado sempre defendendo a solidariedade internacional. O movimento sindical internacional de classe une milhões de trabalhadores em todo o mundo contra a exploração, independentemente de origem, nacionalidade, sexo, cor ou religião. Nesse espírito, conclamamos todas as organizações filiadas à UITBB a defender os interesses dos refugiados de todas as formas possíveis e a lutar pelos direitos civis, salários decentes, a melhoria das condições de trabalho e de vida, segurança e prosperidade, para combater todas as formas de discriminação e racismo e trabalhar pela integração dos imigrantes nas sociedades locais e na vida social, incluindo os sindicatos.

Nossa ajuda aos refugiados deve ir muito além da mera caridade; pelo contrário, a questão deve ser vista como um problema social profundo, que só será completamente erradicado por meio de lutas organizadas, que revelarão os verdadeiros culpados e mostrarão a verdade às massas: que a raiz do problema é a ganância imperialista e a barbárie capitalista.

Mijális Papanicolaou

Secretario General