Notas públicas da FLEMACON, UITBB e SNTC (Cuba)

Confira no final notas da FLEMACON e da UITBB em solidariedade a Cuba, e mensagem do camarada Misael Rodríguez Llanes, secretário-geral da SNTC (Cuba), para a UITBB e FLEMACON.

E veja abaixo como participar da atividade da FLEMACON, UITBB e FETRACOM-BA em Solidariedade ao povo cubano, no dia 16 de julho de 2021, às 10:00h (am Brasil).

ATIVIDADE VIRTUAL

Fetracom base, UITBB e FLEMACON estão convidando você para uma reunião Zoom agendada.

Tópico: Solidariedade à Revolução Cubana e ao presidente Díaz-Canel

Dia: 16 de julho. 2021 Hora: 10:00 (am Brasil)

Entrar na reunião Zoom

https://us06web.zoom.us/j/86576954158?pwd=SnhJZG9rTEpqUFlCK0c0ZUFqeUpsQT09

ID da reunião: 865 7695 4158

Senha de acesso: fetracom

Dispositivo móvel de um toque
+13126266799,,86576954158#,,,,*89236989# Estados Unidos (Chicago)
+13462487799,,86576954158#,,,,*89236989# Estados Unidos (Houston)

Discar pelo seu local
+1 312 626 6799 Estados Unidos (Chicago)
+1 346 248 7799 Estados Unidos (Houston)
+1 669 900 6833 Estados Unidos (San Jose)
+1 929 205 6099 Estados Unidos (New York)
+1 253 215 8782 Estados Unidos (Tacoma)
+1 301 715 8592 Estados Unidos (Washington DC)
ID da reunião: 865 7695 4158
Senha de acesso: 89236989
Localizar seu número local: https://us06web.zoom.us/u/kb3vaI0Xt

Nota da FLEMACON

FLEMACON apoia a luta em defesa da Revolução Cubana e contra o bloqueio

Salvador, 13 de julho de 2021

FLEMACON apoia a luta em defesa da Revolução cubana e contra o bloqueio A Federación Latino-Americana de Trabajadores de la Construcción, Madera y Materiales de la Construcción – FLEMACON vem a público manifestar total apoio ao povo cubano e ao presidente Miguel Díaz-Canel, e repudiar o imperialismo estadunidense, que impõe um bloqueio genocida, que impede a importação de alimentos e até de medicamentos, seringas e respiradores para o combate ao coronavírus, para tentar desestabilizar a revolução socialista vitoriosa de Cuba com participação de mercenários financiados e treinados pela CIA.

Com uma guerra híbrida, utilizam métodos de influência, desinformação e notícias falsas, através das redes sociais, e programação de rádio e televisão transmitida diretamente de Miami para Cuba. Têm como público-alvo, principalmente, a juventude, que não conheceu o sofrimento do povo cubano, quando Cuba era quintal dos EEUU (conhecida como “prostíbulo do Caribe”), governada pela ditadura corrupta e entreguista de Fulgêncio Batista.

Querem impor a Cuba o retrocesso capitalista, a destruição das conquistas do socialismo e da saúde e educação, que têm reconhecimento mundial. Não admitem que, apesar de
todas as dificuldades oriundas do bloqueio, Cuba desenvolveu cinco vacinas próprias contra a Covid-19, está vacinando seu povo com os imunizantes e demonstra mais uma vez a excelência de sua medicina.

A FLEMACON expressa total apoio ao presidente Miguel Díaz-Canel, que convocou a população cubana a ocupar as ruas e lutar em defesa da revolução socialista, e ele próprio saiu às ruas para lutar junto com o povo cubano em defesa da soberania e da Revolução.

A FLEMACON exige respeito à soberania dos povos e convoca as entidades sindicais da América Latina e Caribe a apoiarem a luta do povo cubano. Não é a primeira vez que os EEUU tentam destruir a soberania do povo cubano, como tem feito ao longo de décadas com os governos progressistas da América Latina e do mundo. E mais uma
vez o povo cubano vai resistir e lutar até a vitória!

Venceremos!

LÚCIA COSTA MAIA – Presidente da FLEMACON
MANUEL FERNANDEZ – Secretario General”

Nota da UITBB

A UITBB expressa solidariedade ao povo cubano

12 de julho de 2021

A União Internacional dos Sindicatos dos Trabalhadores da Construção, Madeira e Materiais de Construção (UITBB) expressa sua solidariedade a sua organização filiada em Cuba, SNTC, e por meio dela aos trabalhadores, ao povo e ao governo cubano.

A UITBB condena veementemente a nova tentativa liderada pelo imperialismo estadunidense que busca perturbar a ilha caribenha e dá todo o seu apoio ao povo cubano, que resolveu sair às ruas em defesa dos valores socialistas transmitidos à sociedade pela Revolução, liderada por Fidel Castro.

Década após década, os Estados Unidos, ao impor embargos econômicos, comerciais e financeiros desumanos, tentaram derrotar Cuba economicamente porque não foram capazes de fazê-lo militarmente.

A imposição de 243 medidas adicionais durante o período da pandemia representou um golpe adicional na economia do país e agravou o dia a dia da população. Ao mesmo tempo, a mídia ocidental vem publicando notícias falsas sobre os acontecimentos em Cuba, parte integrante de um plano que visa desencadear uma intervenção militar em um futuro próximo.

A UITBB, além de expressar sua solidariedade internacionalista com Cuba, convida seus membros e milhões de trabalhadores em todo o mundo a unir nossas vozes na demanda global para que o bloqueio criminoso seja imediatamente suspenso e que a soberania e a independência sejam respeitadas de Cuba.

Em nome do Secretariado UITBB

Mijális Papanicolaou – Secretário geral

Mensagem de Misael Rodríguez Llanes , secretário-geral da SNTC (Cuba), para a UITBB e FLEMACON

“Queridos Irmãos da Luta Revolucionária UITBB FLEMACON.

Receba em nome de construtores, hidráulicos, trabalhadores não estatais e líderes sindicais da União Nacional dos Trabalhadores da Construção civil de Cuba os mais calorosos e sinceros agradecimentos pelas muitas expressões de afeto e solidariedade com a Cuba de Fidel, Raúl e Miguel Díaz Canel.

Durante o governo de Donald Troum, as medidas adotadas contra nosso país foram aguçadas à sua dimensão mais ampla, que também visavam a subvertida e o desenvolvimento de uma guerra não convencional, encorajando os mais jovens da nossa sociedade a se tornarem francos pela desordem no país, vinculando-se à agressividade muito forte contra as instituições , as Forças Armadas Revolucionárias e o Ministério do Interior, que são revelados diariamente para cuidar dos nossos sonhos e da liberdade da Pátria.

Originado pelo bloqueio cruel há um grupo de fatores objetivos que limitam o funcionamento da nossa economia, nos últimos dias o sistema elétrico tem tido instabilidade com sua capacidade de geração por quebras e deixando o sistema 2 importantes usinas termelétricas que nos próximos dias estarão ligadas ao aumento da capacidade do país , essas afetações também passaram em etapas anteriores pelo fornecimento de combustíveis para Cuba, uma vez que proíbem a entrada de navios em nossa terra natal, bem como o fornecimento de alimentos e medicamentos, este é o bloqueio que sim efecta a cada momento para o povo de Cuba.

A agressividade e a quantidade de dinheiro destinada à subversão cresce mais a cada dia, é o mesmo estilo usado na Venezuela, Afeganistão e outros países, por trás de todas essas ações está o Governo dos Estados Unidos e o desacreditado 0EA.

A onda de notícias e imagens falsas é o projeto do império, só vou ilustrar 2 exemplos.

Ontem à noite eles relataram uma grande manifestação em um lugar semelhante à Plaza de la Revolución e na realidade essa concentração corresponde à Argentina comemorando o resultado da Copa América e a outra confundindo uma concentração gigantesca no calçadão sendo na verdade o Egito.
E se for real que os trabalhadores, líderes sindicais saíram ontem para defender nossa pátria, não nos deixando lavar o que nos custou sangue e muita dignidade.
Conheça os irmãos do mundo que não vamos desistir de ser socialistas, fiéis ao legado de Fidel, seguirão a Revolução liderada hoje por Miguel Diaz Canel e aquele exemplo histórico que é Raul.
Continuaremos a nos concentrar na vacinação do nosso povo, sendo 5 candidatos à vacina, 2 com alta eficácia para o nosso povo e também para o mundo.
Ajudas como a desejada pelo império e seus lacaios não serão aceitas, porque há outros interesses por trás dessa ajuda.
Obrigado irmãos pelas muitas demonstrações sinceras de solidariedade, Cuba não perderá a maior coisa que temos que é a Revolução se a Revolução, os trabalhadores, os líderes sindicais e o povo defenderem a pátria até a última gota de sangue.

Cuba está lutando! Cuba se sente honrada por ter amigos como você, Cuba mais uma vez sairá vitoriosa!

Misael Rodríguez Llanes – Secretário Geral da SNTC”.