AMÉRICA LATINA: Brisa fresca e forte nos enche de esperança!

0
18

A vitória eleitoral recente de Boric no Chile se soma a de outros candidatos da esquerda como Alberto Fernandez, na Argentina, Luis Arce, na Bolívia, Pedro Castillo, no Peru, gera uma expectativa positiva de novos tempos em nossa América, ansiada por liberdades e direitos, contra o autoritarismo e por uma agenda alternativa ao neoliberalismo.Em 1° de janeiro, o povo costa-riquenho foi às urnas e deu uma grande vitória ao partido governista, elegendo Carlos Alvarado, do Partido de Ação Cidadã (centro-esquerda) e rechaçando o seu oponente, um pastor evangélico, cuja plataforma baseava-se em propostas de atraso da extrema-direita, contrárias ao casamento de pessoas do mesmo sexo e às orientações da Corte Interamericana de Direitos Humanos.Em 2022, teremos eleições no Brasil e na Colômbia, e até o momento os favoritos são candidatos da esquerda, que de alguma forma serão beneficiados com a vitória chilena. Se confirmado o triunfo desses países, a Pátria Grande terá um novo impulso progressista.No Brasil, há muitas lutas a serem travadas, tanto em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras como na mudança de rumo do país. Precisamos eleger um presidente comprometido com um projeto de desenvolvimento com valorização do trabalho. Um presidente que cuide do país e mais ainda das pessoas. Que recoloque o Brasil como um país solidário, que respeita a soberania das nações e contribua para um mundo melhor.

NOTA DA FLEMACON

¡Viva la victoria del pueblo chileno!

Es con gran satisfacción que la Federación Latinoamericana de Trabajadores de la Construcción, la Madera y los Materiales de la Construcción – FLEMACON viene expresar públicamente su inmensa alegría y saludar al pueblo chileno, que arrasó con la extrema derecha, la herencia maldita del sanguinario dictador Augusto Pinochet y el fascismo del suelo de Chile, con la expresiva victoria de la izquierda, representada por el compañero Gabriel Boric, electo presidente em este domingo 19 de diciembre.

¡El pueblo chileno mostró su fuerza y gritó basta! Esta hermosa victoria representa un gran avance, no solo para el Chile, sino también para los otros países de la región.

¡Vamos juntos luchar contra los retrocesos, por rescatar derechos y por la integración de nuestra América Latina!

¡Viva el pueblo chileno!
¡Viva el camarada Boric!
¡Allende vive!
¡Saludos sindicales!

LÚCIA COSTA MAIA
Presidente da FLEMACON

MANUEL FERNANDEZ
Secretario General