Declaração da UITBB no Dia Internacional da Mulher 2023

0
51

O Sindicato Internacional dos Trabalhadores da Construção, Madeira, Materiais de Construção e Indústrias Afins UITBB, neste dia tão especial, celebra e saúda o Dia Internacional da Mulher 2023, fazendo mais uma vez a promessa de que dentro do espírito militante que o caracteriza, continuará a lutam dia a dia para melhorar as condições de vida e de trabalho das mulheres.

Gostaríamos de estender nossas saudações militantes e respeito especial às mães, esposas, filhas e irmãs das pessoas que estão perdendo suas vidas na Ucrânia, que perderam suas vidas nos terremotos na Turquia e na Síria, que perderam suas vidas em Grécia após o acidente ferroviário, bem como todos aqueles que sofrem por causas tão injustas.

Essas catástrofes e guerras mostram a verdadeira face do capitalismo, que coloca o lucro acima da qualidade da construção ou da segurança das ferrovias, e do imperialismo, que provoca guerras em todo o mundo para mudar as fronteiras, controlar todos os recursos e destruir a vida dos povos.

Nestas circunstâncias, a UITBB continuará a promover questões relacionadas com as mulheres e especialmente as mulheres na indústria da construção, como a equidade, a igualdade, a licença de maternidade, a disparidade salarial entre homens e mulheres, o assédio sexual no trabalho para a sua plena emancipação.

Convocamos todas as organizações membros da UITBB a observar o dia e organizar atividades para promover os problemas enfrentados pelas mulheres trabalhadoras em todo o mundo, como licença-maternidade, disparidade salarial entre homens e mulheres, assédio sexual no trabalho, rumo à sua plena emancipação.

Saudamos e honramos os sacrifícios das mulheres em todo o mundo, reafirmamos nossa solidariedade internacional e prometemos que sempre lutaremos lado a lado com elas por um mundo melhor em que suas necessidades contemporâneas sejam plenamente atendidas.

Michalis Papanikolaou

Secretário Geral da UITBB