Declaração da UITBB sobre o Dia Mundial do Refugiado – 20 de junho de 2024

0
48

Hoje, 20 de junho, assinalamos o Dia Mundial do Refugiado, um dia dedicado a reconhecer e apoiar a luta de milhões de indivíduos e famílias deslocadas em todo o mundo. O Sindicato Internacional dos Trabalhadores das Indústrias da Construção, da Madeira e dos Materiais de Construção (UITBB) manifesta uma solidariedade inabalável com estes refugiados que foram desenraizados das suas casas devido a conflitos, perseguições e instabilidade económica.

As dificuldades que os refugiados enfrentam destacam os problemas sistémicos e as injustiças perpetuadas pelo capitalismo e pelo imperialismo. O sistema económico, impulsionado pela busca incansável do lucro por parte de uma pequena elite, agrava a pobreza e obriga muitos a fugir em busca de segurança e de uma vida melhor. Esses indivíduos arriscam tudo, não por escolha, mas por necessidade; ninguém quer sair de casa.

A UITBB acredita que é muito importante que todos conheçam a verdadeira natureza deste problema. Os círculos capitalistas e imperialistas travam guerras por novas esferas de influência, causando ondas de refugiados. Estes círculos também roubam os recursos e a riqueza dos países, empobrecendo as pessoas e criando condições muito duras que as obrigam a abandonar as suas casas. Esses círculos são exatamente os mesmos que exploram essas pessoas vulneráveis ​​quando elas chegam ao país anfitrião, para obter lucro. Ao mesmo tempo, utilizam-nos para dividir a classe trabalhadora, alimentando a xenofobia, o fascismo e o racismo, que vemos hoje em ascensão em todo o mundo.

A UITBB afirma que a classe trabalhadora deve permanecer unida e indivisa. Apoiamos todos os refugiados e trabalhadores imigrantes, defendendo os seus direitos e um futuro melhor. Como movimento sindical global comprometido com a solidariedade de classe, continuaremos a defender o seu direito a uma vida digna e a condições de trabalho dignas.

Neste Dia Mundial do Refugiado, comprometamo-nos com a acção colectiva para construir um mundo onde ninguém seja forçado a fugir das suas casas, onde os trabalhadores estejam unidos na sua busca pela justiça e onde os refugiados sejam recebidos com humanidade e compaixão. Juntos, podemos criar um futuro onde todos possam viver em paz e segurança.

A Secretaria da UITBB