Sexta-feira, Julho 19, 2024
Início Notícias / Eventos Mundo Intervenção de Michalis Papanikolaou, Secretário-Geral da UITBB, na 112ª ILC – Genebra, Suíça

Intervenção de Michalis Papanikolaou, Secretário-Geral da UITBB, na 112ª ILC – Genebra, Suíça

0
39

Todos podemos concordar que os princípios e direitos fundamentais no trabalho são elementos extremamente importantes de qualquer sociedade que queira considerar-se humana. Quando falamos de princípios e direitos fundamentais no trabalho, devemos nos concentrar em alguns deles, que são os seguintes:

  1. Horário de trabalho humano.
  2. Ambiente de trabalho decente.
  3. Salários e benefícios adequados, garantindo um padrão de vida decente.
  4. Um sistema de segurança social obrigatório para uma cobertura suficiente.
  1. Nas últimas décadas, a tecnologia e a organização do trabalho avançaram muito e, como resultado, a produtividade aumentou e com ela a riqueza produzida.

Infelizmente, esta riqueza produzida não é distribuída de forma justa, com poucos a ficarem com a parte do leão e muitos, que são os trabalhadores, a receberem muito pouco.

Assim, mesmo que se esperasse que as horas de trabalho diminuíssem e os salários aumentassem, a tendência é que os trabalhadores trabalhem ainda mais horas por salários mais baixos, o que é inaceitável.

Na indústria da construção, onde atua o Sindicato Internacional dos Trabalhadores das Indústrias da Construção, Madeira e Materiais de Construção – UITBB, o que realmente acontece é que muitas pessoas trabalham muito mais horas do que 8, algo que foi conquistado com muito trabalho. lutas dos trabalhadores.

Isto deve-se à pressão dos empregadores para terminar os projectos mais rapidamente para obter mais lucros, e porque os trabalhadores precisam de mais rendimentos, para garantir um nível de vida digno, devido aos preços elevados que levaram a uma diminuição do seu poder de compra.

Compreendemos perfeitamente como é difícil trabalhar muitas horas na indústria da construção e os perigos que isso acarreta.

Como UITBB, lutamos pelo aumento dos salários e benefícios relevantes, juntamente com uma aplicação rigorosa da jornada de trabalho através de legislação.

  1. Um ambiente de trabalho digno na indústria da construção é muito importante. Isto porque pode limitar os acidentes de trabalho e melhorar a saúde e a segurança dos trabalhadores.

Ao mesmo tempo, pode ajudar a inclusão de mais mulheres trabalhadoras na indústria, de que necessitamos.

É posição da UITBB que seja emitido um cartão de entrada especial a todos os trabalhadores, para poderem trabalhar na indústria da construção.

Este cartão deverá abranger formação em questões de saúde e segurança, em questões específicas da sua especialidade e ser utilizado para reduzir o trabalho não declarado.

Além disso, devem existir disposições especiais nos locais de trabalho para facilitar as mulheres trabalhadoras, tais como salas especiais, instalações higiénicas e flexibilidade para o trabalho de cuidados, ao mesmo tempo que as disparidades salariais entre homens e mulheres devem ser eliminadas.

  1. Salários e benefícios dignos levarão a um aumento do padrão de vida dos trabalhadores.

Infelizmente, muitos empregadores exploram os trabalhadores, especialmente os vulneráveis, e pagam-lhes muito pouco, sem quaisquer benefícios.

A sugestão da UITBB é que termos básicos de acordos coletivos, como salários e benefícios decentes, sejam inseridos na legislação.

Além disso, sugerimos que nos casos de trabalhadores sem cobertura de convenção colectiva, seja implementado um modelo de convenção colectiva, para os cobrir.

  1. A questão da cobertura suficiente dos trabalhadores por um sistema de segurança social de alto padrão é extremamente importante para nós.

Para a UITBB, para atingir o objetivo acima, precisamos de duas coisas principais. Em primeiro lugar, precisamos de combater o trabalho não declarado. Como sugerimos acima, o cartão de entrada especial vai ajudar bastante.

Além disso, devemos ter sistemas de segurança social fiáveis, o que pressupõe a participação do governo.

Estimados delegados,

A UITBB acredita que a intensificação do trabalho, a redução de salários, os ataques aos acordos coletivos e aos direitos dos trabalhadores, o aumento dos limites de aposentadoria e a ausência de um sistema de seguridade social de alto nível são alguns dos fatores que não ajudam os trabalhadores a desfrutar de princípios e direitos fundamentais no trabalho.

Se nos concentrarmos nos problemas acima mencionados numa perspectiva de classe, acreditamos que não serão apenas os trabalhadores que serão beneficiados, mas a sociedade como um todo.

Obrigado.