FLEMACON celebra no Brasil o Dia da Consciência Negra

0
37

A presidente da FLEMACON, Lúcia Maia, foi às ruas de Salvador, Bahia, Brasil junto com a FETRACOM-BASE e o SINTRACOM-BA na grande mobilização do Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, que teve como tema central este ano “Fora Bolsonaro Racista”.

Em Salvador, pela manhã teve a lavagem da estátua de Zumbi dos Palmares e, durante a tarde, teve a 42ª Marcha da Consciência Negra.

Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado no Brasil em 20 de novembro. Desde 1979 o movimento negro começou a ocupar as ruas com a realização da Marcha da Consciência Negra, na Bahia. Com o fim da ditadura militar e a redemocratização do país, com a promulgação da Constituição Federal, em 1988, os movimentos populares ampliaram as lutas por direitos sociais e trabalhistas, pelo empoderamento e por medidas de reparação histórica.

Em 2003, no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a data foi incluída como efeméride no calendário escolar. E no governo da ex-presidenta Dilma Rousseff foi oficialmente instituída âmbito nacional mediante a lei nº 12 519, de 10 de novembro de 2011, sendo feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro através de decretos estaduais.

é a data da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.

A mobilização estimula a refletir e amplia os debates sobre questões de racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira.