Declaração da UITBB no Dia do Trabalho de 2024

0
125

Neste Dia Internacional dos Trabalhadores, a União Internacional dos Sindicatos da Construção, da Madeira, dos Materiais de Construção e das Indústrias Aliadas (UITBB), fiel à sua luta de classes, manifesta-se solidária com os trabalhadores da construção em todo o mundo. Hoje, reafirmamos o nosso compromisso inabalável de defender os direitos dos nossos trabalhadores, melhorar as suas condições de vida e de trabalho e combater a exploração perpetrada pelas agendas capitalistas.

Ao comemorarmos mais um ano de luta, reconhecemos as adversidades significativas que as pessoas enfrentam. As pressões crescentes das mudanças económicas globais, juntamente com políticas neoliberais agressivas, continuam a ameaçar a segurança do emprego, os salários justos e os direitos dos trabalhadores. A crise social e económica no mundo de hoje revelou as acentuadas desigualdades nas nossas sociedades.

A UITBB está firmemente convencida de que a unidade dos trabalhadores de todo o mundo é a base para combater estas injustiças. Continuamos a defender práticas laborais justas, incluindo salários equitativos, ambientes de trabalho seguros e o direito de organização e greve. O nosso compromisso estende-se à oposição a todas as formas de discriminação e ao apoio à luta pela igualdade de oportunidades para todos os trabalhadores, independentemente do seu género, nacionalidade ou origem, lutando contra fenómenos como a xenofobia, o racismo e a ascensão do fascismo que se manifesta à nossa volta.

Neste dia de solidariedade internacional, apelamos aos nossos membros e aliados para que renovem o seu compromisso na luta por uma sociedade justa. Juntos, devemos promover políticas que priorizem as pessoas em detrimento dos lucros, garantindo um desenvolvimento sustentável que beneficie todos e não apenas alguns privilegiados.

A UITBB continua dedicada à luta global pelos direitos dos trabalhadores. Através da unidade e da acção colectiva e no espírito de luta dos trabalhadores pioneiros que se levantaram contra a injustiça há centenas de anos, continuamos a construir um futuro em que cada trabalhador receba o respeito, a dignidade e o tratamento justo que merece.

Viva o Dia Internacional do Trabalhador!

Michalis Papanikolaou

Secretário geral