Declaração da FLEMACON: Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura, 26 de junho

0
19

Declaração da FLEMACON: Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura, 26 de junho

A Federação Latino-americana e Caribenha dos Trabalhadores da Construção, Madeira e Materiais de Construção manifesta total solidariedade e saúda o Sindicato Nacional da Construção e Anexos do Uruguai SUNCA e o Plenário Intersindical de Trabalhadores – Convenção Nacional de Trabalhadores PIT-CNT nos 50 anos da gloriosa Greve Geral, que uniu a classe trabalhadora para resistir na luta em defesa da democracia, contra o golpe fascista no Uruguai, perpetrado com o apoio do império estadunidense. Foram 12 anos doze anos de ditadura civil-militar e, graças à resistência, a luta dos trabalhadores e trabalhadoras foi vitoriosa.

Saudamos os corajosos companheiros e companheiras do SUNCA PIT-CNT que construíram a grande “GREVE GERAL” há 50 anos no Uruguai, que deu a luta pela recuperação da democracia.

Saudamos também os companheiros do SINTEC-CHILE e CNTCh, que lutaram bravamente contra o Golpe de Estado, ocorrido no Chile há 50 anos, em 11 de setembro de 1973, articulado por oficiais da marinha e do exército chileno, com apoio militar e financeiro do governo dos EEUU, que derrubou o regime democrático constitucional do Chile e assassinou o seu presidente, Salvador Allende, e levou ao poder o ditador sanguinário Augusto Pinochet.

O golpe no Chile vitimou 152 companheiros com sequestros, torturas, desaparecimentos, dentre esses, cinco líderes foram detidos e desaparecidos: Vicente Atencio, Raúl Montoya, Aníbal Riquelme, Juan Moraga e Francisco González, todos trabalhadores e dirigentes sindicais da confederação FIEMC, atual CNTCh.

Saudamos a Federação dos Trabalhadores da Construção Civil do Peru – FTCCP, que lutou com firmeza e determinação junto com o povo peruano, contra a ditadura sanguinária de Alberto Fujimori, que tomou o poder com o golpe planejado pela intervenção ianque. E que agora enfrenta novamente uma luta árdua para recuperar a democracia e o respeito aos direitos e à soberania.

Saudamos os companheiros e companheiras do Brasil, através do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira no Estado da Bahia – SINTRACOM-BA, fundado em 29 de março de 1919, que completou 104 anos, e teve companheiros perseguidos, presos e torturados pelo golpe militar que derrubou o presidente João Goulart, em 1964, implantando à força uma ditadura que durou 21 anos, financiada pelo governo dos EEUU.

A FLEMACON manifesta total repúdio à intervenção do império estadunidense, que ao longo dos anos vem atacando para derrubar os governos socialdemocratas e populares na América Latina, como faz agora na Colômbia e Peru. E impondo governos golpistas, implantando terror e um bloqueio econômico assassino.

Saudamos os trabalhadores e trabalhadoras de Cuba, Nicarágua e Venezuela, que se mantêm firme e forte na luta em defesa da soberania de seu país, mesmo enfrentando as dificuldades advindas do bloqueio.

Neste Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura, não podemos esquecer jamais a repressão, perseguições, prisões, sequestros, desaparecimentos e assassinatos a que foi submetido o povo nos países de Nossa América, homens, mulheres, crianças e idosos, com a intervenção do imperialismo ianque, através da diabólica e assassina Operação Condor.

A FLEMACON expressa solidariedade aos que lutaram e lutam em defesa da democracia, da soberania dos povos e dos direitos sociais e TRABALHISTAS, e aos familiares das vítimas de tortura.

Viva a Nossa América!
Viva o povo forte e de luta da América Latina e Caribe!
Viva os mártires que tiveram suas vidas arrebatadas na luta pela democracia!
Viva os sobreviventes, que guardam a memória e a história de tempos sombrios, em que a luta vale a pena e a vitória é certa!

COMISSÃO EXECUTIVA DA FLEMACON